PROPOSTAS DE EXPERIÊNCIAS
Este espaço será constantemente alimentado com releituras de atividades da rotina das crianças dentro das instituições de Educação Infantil, em espaços que à primeira vista não é possível o movimento corporal, porém olhar esse ambiente pensando em ativá-lo.


Que tal voltar para a sala assim, brincando?




EXPERIÊNCIAS CORPORAIS NO GRAMADO












A fila é um recurso muito utilizado pelas professoras para controlar os corpos das crianças. Nem sempre precisamos de fila para a locomoção dentro da instituição. É possível criar espaços para a reflexão de autonomia e responsabilidade das crianças naquele espaço com conversas de como a turma pode agir nesses momentos com respeito a singularidade de cada sujeito. Porém a fila quando necessária a sua existência, pode ser envolvida e permeada por uma narrativa lúdica, ganhando assim uma nova roupagem com oportunidades de desenvolver habilidades sem limitar o movimento das crianças:
Podemos chamar as crianças por exemplo para voltar para a sala ao som de uma música que os leve a caminhar até a sala, por exemplo música "A lagarta comilona" Prof. Shauan Bencks https://music.youtube.com/watch?v=9Nv46pFDjMw
E que tal voltar brincando de estátua, ao sinal combinado com as crianças faremos uma estátua de animal, por exemplo.
Ir até o local que se pretende chegar andando em um pé só; ou ir andando de costas; ou de mãos dadas com um colega, três ou outro número falado pela professora por uma criança.


De acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) a roda de conversa é um momento voltado ao diálogo e à troca de ideias com as crianças, por meio da oralidade. Ela se destina a estimular habilidades importantes como:
Explicar;
Descrever;
Ouvir com atenção;
Expressar opiniões;
Perguntar;
argumentar.
A aquisição dessa habilidades promove uma compreensão de como os comportamentos e atitudes afetam os colegas e o respeito e tolerância a diferentes pontos de vista.
O período de atenção das crianças é curto, por isso é importante dimensionar uma duração em torno de 10 a 20 minutos para esse momento, de modo que todas as crianças que queiram, possam participar.
Esse tempo pode ser aumentado se tiver no momento da rodinha experiências que envolvam o corpo e a mente, favorecendo o aprendizado cinético com novas descobertas, com movimento, com dança e com brincadeira.


Se restar apenas os corredores para as aulas de Educação Física, podemos sugerir atividades como:
Pega-pega bolinhas, as crianças ficam em duplas e quando a professora falar uma palavra que seja combinada, as crianças pegam a bolinha, como só tem uma bolinha, o mais rápido alcançará o objetivo. E assim podemos pensar em outras variações, porém que não seja apenas essa brincadeira, porque não é o ideal que a criança fique sentada por um período longo.
Bolinhas ao vento: com dois cabos de vassouras e uma bolinha de ping-pong, as crianças devem soprar a bolinha até que chegue ao final do percurso. Podemos fazer pelo menos duas estações dessas para simular uma corrida de bolinhas, para saber quem chega primeiro.
Outras brincadeiras podem ser pensadas e criadas junto com as crianças, o importante é aproveitar o tempo para deixar as crianças em movimento, o pouco é melhor que nada.
Corrida de animais: as crianças se transformam em animais de quatro patas, de duas patas, ou com locomoção de barriga no chão. Assim o objetivo é chegar no ponto combinado com as crianças, podendo ser quem chega primeiro ou apenas com o objetivo de locomoção rápida, muito rápida, lenta, muito lenta, e assim o que a criatividade permitir.
Passar por baixo de elásticos ou barbante, depois passar por cima e ir fazendo variações.
O gramado é um espaço muito potente para trabalhar com as crianças. A sensação de liberdade que elas sentem, transforma nossas aulas em momentos de pura alegria. Além disso, as possibilidades de experiências corporais mais ativas são inúmeras como as fotos acima ilustram. Mas é necessário um cuidado com a segurança das crianças, ter uma grama baixa, sem sujeiras, com atenção para não ter objetos cortantes como pedras e outros, também um cuidado com insetos é necessário.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que uma criança tenha pelo menos 180 minutos de atividade física em qualquer intensidade, dos quais pelo menos 60 minutos sejam de atividade física intensidade moderada a vigorosa, distribuídos ao longo do dia, quanto mais melhor. Em média uma aula de Educação Física tem de 50 a 60 minutos divididos em 2 aulas semanais, por tanto só as aulas de Educação Física não são suficientes para suprir essa demanda. Porém as aulas de Educação Física podem contribuir com experiências dinâmicas, onde as crianças tenham atividades com movimentos contínuos, sem ficar aguardando em colunas para a espera da atividade ou brincadeira.
Poderíamos listar aqui muitas atividades, porém temos professores com muita competência e criatividade para propor experiências corporais ativas. O que é importante ressaltar que as atividades não sejam soltas, que façam sentido para o aprendizado das crianças. Que sejam escolhidas unidades didáticas junto com as crianças, partindo do próprio conhecimento que elas já possuem e aumentando esse repertório de atividades com o conhecimento do professor. Que os recursos materiais sejam diversos e em quantidade suficiente para o quantitativo de crianças que a turma possui.
RODINHA
EXPERIÊNCIAS CORPORAIS NOS CORREDORES
FILAS
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